"A virtude moral é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente.” - Aristóteles
O que é Ética no serviço público?
Gestão da Ética Pública
O Brasil é signatário de convenções multilaterais contra a corrupção. Além disso, com base na insatisfação da sociedade com a atuação da administração pública, foi editado o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
A Comissão de Ética Pública foi criada em 1999 e compõe o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal.
Em cumprimento aos compromissos firmados nos acordos bilaterais e espelhando-se em boas práticas internacionais, foi instituído o Código de Conduta da Alta Administração Federal, em 21 de agosto de 2000, que colaborou grandemente com o estabelecimento do arcabouço normativo e estrutural da Ética Pública no Brasil, estabelecendo valores e regras a serem respeitadas pelas altas autoridades das organizações públicas e por aqueles que, de qualquer maneira, atuem em seu nome ou promovendo seus interesses.
Posteriormente, tendo como uma das finalidades a promoção de atividades integradas que disponham sobre a conduta ética, foi instituído, por meio do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, conferindo-se à Comissão de Ética Pública da Presidência da República a competência para coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema, integrado também pelas Comissões de Ética Setoriais das entidades e órgãos do Poder Executivo Federal.
Fonte: Curso ENAP - Ética e Serviço Público, disponível em Escola Virtual Gov